We've updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Brazilian Tsunami

by Reverb Brasil

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $5 USD  or more

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.
32.
33.
34.
35.
36.
37.
38.
39.
40.
41.
42.
43.
44.
45.
46.
47.
48.
49.
50.
51.
52.
53.
54.
55.
56.
57.
58.
59.
60.
61.
62.
63.

about

Brazilian Tsunami, um retrato da surf music no Brasil

Registrar o atual momento da cena surf music no Brasil é o principal intuito da Brazilian Tsunami, coletânea produzida pelos selos Orleone Records e Reverb Brasil, de forma cooperativa com as 63 bandas que integram estes 3 cds aqui presentes.

Esta iniciativa retrata uma verdadeira enxurrada de reverb vinda dos quatro cantos do país; de norte a sul, de leste a oeste, a surf music se proliferou por todo território brasileiro nos últimos anos. Com cadeira cativa em festivais e programas de rádio, a molhada música instrumental está novamente em evidência na cena alternativa, participando intensamente do mercado fonográfico atual.

Não há dúvidas de que vivemos o momento mais próspero do estilo no Brasil. O surgimento de uma nova cena com bandas que buscaram seu caminho, por vezes, livre de padrões pré-estabelecidos, aliado a realização de temporadas de diversos nomes do exterior no nosso país, alimentaram o circuito, que se proliferou e estendeu seus tentáculos por todo território brazuca.

Outro fator preponderante foi a intensificação dos contatos e conexões criadas e levadas a cabo junto aos nossos irmãos latinos. Muitas bandas da Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, entre outros, aproximaram-se de nosso cenário, cruzando as fronteiras e presenciando "in loco" a intensidade do reverb praticado por aqui.

De forma geral, a Brazilian Tsunami traz o DNA da surf music brasileira em todas as suas variações e vertentes. As bandas aqui presentes desenvolveram sua identidade com base no que ouviram e, em muitos casos, tiveram como referência o ambiente em que foram criadas, esbarrando por vezes no pioneirismo de grupos como The Jordans, The Clevers, Jet Blacks, Os Incríveis, Os Milionários, etc, grupos que iniciaram a história do estilo por aqui na década de 1960 e fizeram grande sucesso, marcando seu nome na história e na memória da música no Brasil.

Além das referências surgidas nos primórdios, o estilo voltou a "conversar" com o grande público na década de 1980, por meio do Beach Boyzesco João Penca e seus Miquinhos Amestrados. Nos anos 1990, expandiu-se de forma grandiosa em função do lançamento do filme "Pulp Fiction - Tempos de Violência", uma pérola da cultura pop que traz o hino "Miserlou", executado pelo dono da bola, o rei dos reis, DICK DALE, como carro-chefe de sua trilha sonora.

A cena da década de 1990 foi diretamente responsável pelo que estamos vivendo atualmente. A efervescente juventude recém-saída da ditadura militar se deparou com o sistema democrático e revindicou seu espaço - como todos os segmentos da sociedade verde-amarela - expandindo-se por meio de fanzines, revistas, sites, gravadoras, distribuidores, festivais, etc... Dessa leva, surgiram nomes fundamentais para a consolidação do estilo no maior país da América do Sul. A "segunda geração da surf music brasileira" foi muito produtiva, e alguns nomes seguem atuantes até os dias de hoje. Formações como Os Ostras, Stanley Dix, Estrume'n'tal, Gasolines, Go!, Os Argonautas, Tri Dux (só para citar alguns), trilharam o caminho e repavimentaram a rota que deu como fruto grande parte das bandas aqui presentes.

Nestes três discos, conseguimos compilar 63 músicas de 63 bandas diferentes! Sim, é um feito incrível para uma cena que não se sustenta com a grande mídia e que tem como motor propulsor seus próprios integrantes, autogerindo suas decisões e fazendo a roda girar em diferentes pontos deste imenso país.

Fazer parte desta história, viver este acontecimento é algo que nos enche de orgulho, e por isso esta coletânea é realmente especial para nós. Devemos um agradecimento especial a todos que se envolveram direta ou indiretamente neste projeto: aos atuais senhores que iniciaram toda esta história num insólito país, às gerações seguintes das décadas de 1970, 1980 e 1990, e, principalmente a cada uma das bandas aqui envolvidas, por todo empenho, paciência e companheirismo. Também, ao grande Leopoldo "Mocotó" Furtado, meu brother, piloto do selo mais importante dedicado ao estilo na América do Sul, a Reverb Brasil, e principal coordenador deste projeto. Cada um de vocês é uma gota nesta grande onda. Vocês são os protagonistas desta história. Sinceramente, obrigado! Coloque o cd no som, aumente o volume, abra uma cerveja e se entorpeça de reverb com a Brazilian Tsunami. SURF'S UP!

Texto redigido por Neri "Emiliano" Mello, batera do Mullet Monster Mafia e chairman da Orleone Records/Mamute Produções.

credits

released January 21, 2019

Um lançamento de Reverb Brasil e Orleone Records

Produção Executiva: Leopoldo “Mocotó” Furtado e Neri “Emiliano” Mello
Projeto Gráfico: Henrique San
Masterizado por André Nucci no Comanche Estúdio e Luis Tissot no Caffeine Studio

license

all rights reserved

tags

about

Reverb Brasil Brazil

Surf and Garage Brazilian music label.

contact / help

Contact Reverb Brasil

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like Reverb Brasil, you may also like: